quarta-feira, 15 de novembro de 2017

DEIXA DE FAZER O BEM LEVA O SER HUMANO AO PECADO

Jesus Cristo é o exemplo para todo aquele que quer fazer o bem - não importando a quem...

Tiago 4:17
Pr. Gomes Silva

“Portanto, aquele que sabe que deve fazer i bem e não o faz nisso está pecando”.
INTRODUÇÃO: É evidente que o versículo está falando claramente sobre o “omissão”,  que nada mais é do que levar pessoas ao silêncio diante de determinados fatos. Elas ficam mudas, inertes diante das coisas, quando deveriam tomar decisões não abandonar o que não se pode abandonar, principalmente pessoas que não podem sair do estado de dificuldades.
Mas precisamos entender pelo menos os verbos que se encontram nesse versículo, independente da forma de conjugação.

1. SABER fazer
O versículo diz: “Aquele que sabe...”
Isto significa dizer que essa pessoa está informada, inteirada do que está acontecendo com alguém. Podemos dizer com clareza que essa pessoa “conhece”, pois já “enxergou” a situação.

2. E não FAZER.
“Aquele que sabe que fazer...”
A palavra “fazer” tem vários sinônimo, entre eles, “criar”, “realizar”, “preparar” e “agir”.
Como isto queremos afirmar que todos nós tem a capacidade de agir, criando uma solução, realizando campanhas, preparando, assim, uma situação favorável a alguém. Outros não precisam envolver outras pessoas para abençoar, pois as condições já lhes são favoráveis. Quem quer ajudar, encontra a solução.


3. Está PECANDO
 “Portanto, aquele que sabe que deve fazer i bem e não o faz nisso está pecando”.

A palavra “pecar” tem inúmeros sinônimos, porém, vamos nos referir apenas a verbos no infinitivo: “errar”, “violar” e “transgredir”.  E cada um desses verbos possui um número acentuado de sinônimos.

Pois bem. Quando nos referimos a pecados, encontramos inúmeros deles. Contudo, eles precisam de uma definição clara para que não haja dúvida na mente, no coração do ser humano, que resolver assim agir no seu dia a dia.
Quando falamos em “errar”, queremos dizer que “errou o alvo” (errar ou desviar-se do caminho de retidão e honra, fazer ou andar no erro). Quem é o nosso alvo? Jesus. Mas se alguém errar, hoje, não deve perder a esperança. Jesus perdoa, restaura e abençoa quem que se arrepende e permite correção em sua vida.

Quanto à palavra “violar”, significa desobedecer ao mandamento do Senhor; e “transgredir”, é o que chamamos de violação à norma de Senhor. Ou seja, à Palavra de Deus.

APLICAÇÃO:
Este versículo nos confronta e desconstrói uma crença de que somente quando cometemos algum erro é que estamos em pecado, já que ele nos diz, de uma forma muito clara, que o fato de deixar de fazer o que é correto também é.

CONCLUSÃO

A melhor conclusão para essa reflexão não é outra senão aquele ensinamento de Jesus Cristo: “Ame a Deus sobre todas as coisas e a teu próximo como a ti mesmo”.

[Jesus ensinou este princípio quando curou no sábado (Marcos 3:1-7) e contou a parábola do Bom Samaritano (Lucas 10:29-37). Nosso Senhor deixou claro que quando negligenciamos fazer uma boa obra para outra pessoa necessitada, mesmo se tivermos uma desculpa “religiosa” por não ter feito, cometemos pecado.

Que sejamos um povo conhecido pelas boas obras e bondade. Não vamos usar qualquer desculpa, principalmente religiosa, interferir com as oportunidades gloriosas e santas para servir outros no nome de Jesus].

[...] Tirado do site www.iluminalma.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário